sábado, 16 de junho de 2012

A ideias de Lamarck


A TEORIA DA EVOLUÇÃO
·        Nesse capítulo irá tratar da evolução geral baseada nas ideias de Lamarck e Darwin. (pag.137).
·        A ideia de Lamarck é que o meio exterior e os hábitos, provocam modificações no ser. (pag. 137).
·        De acordo com Grassé, a mudança de circunstancias provoca um à mudança de e hábitos e de atos consequentemente uma mudança de forma (pag.137).
·        De acordo com o autor, já não se trata de uma direta da natureza, e sim indireta, provocando reação útil ao homem, como se ele tivesse inteligência de se adaptar as circunstancias externas (pag.137).
·        A ideia de Lamarck de quefunção cria o órgão, compreende a dois princípios básicos da teoria, que seria adaptação e variação (pag138).
·        Na teoria da adaptação, existe uma interação em tudo que há sobrea terra onde uma mudança, em uma parte irá implicar na outra, sendo os seres vivos muito adaptáveis (pag.138).
·        O fenômeno da variação consiste no reconhecimento do poder de adaptação dos seres vivos (pág. 138)
·        Para Lamarck, o caráter adquirido se conserva, a depender da duração e da repetição da influencia externa de geração. (pág. 138).
·        No entanto Lamarck, não explicava o processo de adaptação (mutação), na qual algumas espécies passavam, mas acreditava na ideia de progresso, de melhoria, de evolução. (pág. 138).
·        Já de acordo com Darwin, o ponto mais importante seria a teoria da seleção natural, embora Darwin visse de forma diferente, mas em seu pensamento permanecia os princípios da adaptação e variação de Lamarck (pág.138).
·        Darwin, quando emprega o termo “luta pela existência”, no sentido geral e metafórico, ele fala que o mais importante não é somente a vida do individuo, mas, sua aptidão e bom êxito em deixar descendentes (pág.139).
·        Quando fala em seleção natural, fala das conservações, das diferentes e variações individuais favoráveis e a eliminação das variações nocivas (pág.139).
·        Para Darwin, as variações insignificantes, que não são nem uteis, nem nocivas ao individuo, não são afetadas pela seleção naturale permanecem no estado de elementos variáveis (pág.139).
·        Sobre a seleção natural o autor acredita que nascem mais seres que o habitat pode obrigar, sobrevivendo os mais aptos na luta da existência (pág.139).
·        A seleção natural atua-nos mais jovens através da mortalidade eletiva, atingindo os fracos, nos adultos, favorecem os mais fecundos (pág.140).
·        A teoria de Darwin e Lamarck se junta, apoiando-se como mesmo principio de utilidade para a espécie, tendo como papel do meio ambiente uma passividade na qual não intervém nem com vantagem ou desvantagem sem que apresente uma reação ativa ou favorável (pág.140).
·        Oliver discute uma nova teoria sobre a evolução, denominada teoria sintética, seguindo exemplos de teoria de Lamarck e Darwin onde encontraram oposição forte de muitos cientistas (pág.140).
·        Esta teoria é baseada na chamada genética evolutiva, não na genética dos geneticistas, seu postulado é as modificações que se comprovam atualmente são na mesma ordem das que se reproduziram há outros tempos é a prolongação da evolução (pág.140).
·        Esta teoria é baseada na genética, e com o uso de computadores faz suas generalizações, tem também boa parte fundamentada de caráter psicológico (pág.140)
·        Ao se falar em evolução parece ser incontestável como fato, a teoria em geral pode ate não ter explicado o fenômeno da evolução, no entanto teve um grande mérito, de levar de ciências a procurar os vestígios da vida deixada na camada da terra (pág.140).

OS ANCESTRAIS DO HOMEM
·        Quando se fala em antepassados do homem, esta falando em todos os seres vivos que surgiram antes do homem (pág.141).
·        Sobre o aparecimento da vida figuram quatro períodos: O primeiro mostraquatro eras geológico (azoica, arqueozoica, protozoica e paleozoica), esse período da vida antiga terminou a mais de duzentos milhões de anos(pág.141).
·        É nesse primeiro período que surge a vida e outras espécies de peixes e anfíbios (pág.141).
·        O período secundário começa com o surgimento dos dinossauros e mamíferos primitivos, nesse período também surgiram os pássaros com dentes, outros animais de grande porte, e foi também nesse período que desapareceram os dinossauros (pág.141)
·        Já no período terciário (compreendido entre 75 e 12 milhões de anos atrás) foram nesse período que foi encontrado formas de vida que mais se aproximou da vida humana (pág.141)
·        No período terciário, podem-se destacar cinco épocas mais importantes, que são: paleoceno, eoceno, oligoceno, mioceno e plioceno (pág.141).
·        No paleoceno é onde os estudiosos vão encontrar espécies que foram decisivos para o aprimoramento dos primatas, tendo como exemplo os lêmures e os tarsioides (pág. 141)
·        Os verdadeiros antepassados do homem são, no entanto, os homens fossem que foram descobertos pelos estudiosos, onde demonstraram, através de artefatos encontrados, sinal de comportamento aprendido e transmitido para seus descendentes num processo, que se pode dizer de hereditariedade social, em oposição à hereditariedade orgânica ou biológica (pág.144).
·        Temos o período quaternário que é conhecido como a idade dos homens, o terciário é conhecido como a idade dos mamíferos, e o secundário como a idade dos repteis, é no período quaternário que se dá a aparição do homem (pág.145).
·        O período quaternário compreende duas épocas, que são o pleistoceno e o holoceno ou recente, para alguns o pleistoceno teria tido seu inicio há um milhão de anos antes de cristo, para outros ele teria começado há dois milhões de anos (pág.145)
·        Talvez essa última estimativa não seja exagerada, levando em consideração que a cada ano as novas descobertas de homens fósseis, vão dilatando a idade do homem primitivo, isso acontece por conta do aprimoramento das técnicas do trabalho arqueológico, que facilita as descobertas dos homens fosseis, como também na avaliação na idade dessas fosseis onde permitem verificar que o homem é mais velho que se pensava antes (pág.145).
·        Agora temos certeza que os antecessores do homem, assumiram postura ereta antes que seu cérebro aumentasse de tamanho (pág.146).

Nenhum comentário:

Postar um comentário